terça-feira, 9 de março de 2010

DON'T WORRY, BE HAPPY


Foi um título sugestivo que me fez pegar na revista..."Como ser optimista?".
Fiquei a saber que existe uma corrente da psicologia intitulada psicologia positiva, tendo esta dado origem à criação dessa disciplina na prestigiada Universidade de Harvard.
Esta é leccionada por um professor de nome Ben Shahar. O professor é autor do livro "aprende a ser feliz".

Ele propõe 6 dicas para alcançar a Felicidade:

"1. Permita-se ser humano. Quando aceitamos as nossas emoções – seja o medo, a tristeza e a ansiedade – como algo natural, temos maiores possibilidades de as ultrapassar. Rejeitar as emoções, positivas ou negativas, conduz à frustração e a infelicidade.

2.A Felicidade reside na intersecção entre o prazer e o significado. Seja no trabalho ou em casa, o objectivo é envolvermo-nos em actividades que sejam, em simultâneo, significativas, em termos pessoais, e agradáveis.. Quando isto não for possível, garanta que consegue ter “injecções” de felicidade, momentos ao longo da semana que lhe proporcionam, em simultâneo, prazer e significado.

3.Lembre-se sempre que a Felicidade está sobretudo dependente da nossa disposição mental, do nosso estado de espírito, e não do estado da nossa conta bancária. Capaz de suportar circunstâncias extremas, o nosso nível de bem estar é determinado por aquilo em que decidimos focar-nos (a parte cheia ou vazia do copo) e pela forma como interpretamos os acontecimentos que são exteriores a nós. Por exemplo, vimos os nossos falhanços como catastróficas ou como oportunidades únicas de aprendizagem e de crescimento?

4.Simplifique! Estamos, de forma geral, demasiado ocupados a tentar encaixar mais e mais actividades em menos e cada vez menos tempo. A quantidade influencia a qualidade e comprometemos a nossa felicidade ao tentar fazer coisas em demasia.

5.Lembre-se da ligação Mente-Corpo. Aquilo que fazemos – ou deixamos de fazer – com os nossos corpos influencia a nossa mente. Exercício Regular, um sono adequado e uma alimentação saudável conduzem a uma boa saúde física e mental.

6.Exprima gratidão sempre que possível. Encaramos demasiadas vezes as nossas vidas como garantidas. Aprenda a apreciar e a saborear as coisas maravilhosas da vida, desde as pessoas à comida, da natureza a um simples sorriso."

in:http://happyconference.org/tips.php

Resta a pôr em prática...;) Se não for feliz, mude!

3 comentários:

  1. nem sempre a felicidade é feita de receitas, mas também não custa tentar. :)!

    ResponderEliminar
  2. não custa mesmo ir á busca da sua própria felicidade ;)

    ResponderEliminar
  3. Sabe Isabel, não sou muito partidária dessas "dicas"...já,inclusive, fui uma debatedora ferrenha desses livros que vendem "receitas" milagrosas e só engordam os bolsos de seus autores. Com o tempo e a maturidade desisti de brigar rsrs. Acredito na construção diária e tento desestimular, sempre, a crença, seja em remédios milagrosos ou receitas mágicas. Mas de qualquer maneira se funciona para alguém...que faça muito bom proveito.
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderEliminar