quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia mundial da luta contra SIDA

Um filme culto relativo a este vírus é o oscarizado Philadelphia.
Na altura em que saiu este filme, corri para uma sala de cinema, e claro como milhares de pessoas saí da sala triste e emocionada.
Foi um fenómeno mundial.
Uma tomada de consciência que a doença existe e pode atingir todos.

Esta foi a cena que mais me tocou, por isso compartilho convosco. É arrepiante!!




Outro filme que surgiu na mesma época e com este tema de fundo foi "Nuits Fauves" (noites bravas), filme do realizador francês Cyril Collard, ele próprio portador do vírus e falecido antes mesmo de receber o prémio que lhe foi atribuido.



Um filme duro e rude tanto na mensagem, como na linguagem e acima de tudo pelas filmagens em si.

Um género completamente diferente do americano Philadelphia...muito mais soft.

Este interpelou-me de uma forma muito intensa,provavelmente por causa do seu tom mais animalesco e provocador.
O realizador quis mostrar uma realidade, por mais que ela chocasse.
E funcionou.
Gostei do filme porque para além de abordar o tema da doença, sobressai ainda e acima de tudo o AMOR...Uma paixão louca e avassaladora.



Neste dia, nunca é demais relembrar que a cura ainda não existe e por isso, há que ser vigilantes e não facilitar!

Até o papa já admite que o preservativo é necessário!!

Aqui vai uma campanha que se passa de comentários!

7 comentários:

  1. Isabel, diva-filhota, amada!
    Como fiquei felizzzz em "Rê"/vê-la no Divã!!! Pensei que havia me abandonado rsrs (é que filhos crescem, batem asas e voam...)
    Ultimamente só tenho tido tempo para responder àqueles que lá deixam seus comentários, o que além de muito me desagradar, me alerta que muiiitos vão e não o fazem (comentários) e fico sem visitá-los... Estou tentando me organizar melhor pró próximo ano. Seu "alerta" de hoje é de suma importância. Mas, como além do niver de uma moça que amo de viverrr, há tb (Graças a D'US) postagens por toda a blogosfera.
    Não desaparece assim nauuuummmm, viu?
    Beijuuss n.c.

    P.S: adorei o visual novo. Próprio prá uma diva!!!

    ResponderEliminar
  2. também senti saudades...tanto de comentar seu blog como de a receber por aqui!;)é sempre mto bem vinda!!

    ResponderEliminar
  3. Nunca é demais lembrar, Isabel. Tanto a necessidade de prevenção, quanto o sofrimento físico e psíquico de quem é vítima da doença e, frequentemente, da enorme discriminação de que ainda é alvo.

    Beijinho e votos de uma excelente continuação!

    ResponderEliminar
  4. Agradeço a tua visita à ilha. Vou confessar-te que os Dias Mundiais incomodam-me porque depois tendem a ser esquecidos... no entanto, ter um dia poderá ser positivo, se bem canalizado. Grande tributo ao dia e ao cinema relativo ao HIV...O Tom Hanks há-de estar sempre associado a este personagem e ao facto de ter marcado uma época de desmistificação da doença. Recordo-me do António Variações que toda a gente comentava a causa da sua doença, mas ainda havia o medo de a designar...
    O segundo filme que apresentas, infelizmente não o conheço... vou tomar nota para levantar no clube de video.
    Ainda bem que as pessoas já surgem na Tv a dar o seu testemunho sem vendarem os olhos... é sinal de que a estigmatização já começa a ficar no passado.
    Parabéns pela mensagem que aqui deixas. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  5. R., prevenção é a única forma de luta que ainda existe, por isso há que ser cuidadosos e conscientes do risco.

    C.F, coincidência quando falas de dia mundial...qdo comecei a escrever o post comecei assim: "não sou muito adepta dos dias mundiais, mas nuncé demais relembrar"..mas depois fui escrevendo e alterando e essa parte foi á vida!

    mas de facto, nunca é demais relembrar!O importante é não deixar cair no esquecimento.Porque as pessoas, passadas as campanhas voltam a ter comportamentos de risco, esquecendo que a doença existe e a espalhar-se.
    Há portanto que prevenir, sempre!
    quanto ao filme, aconselho mesmo a ver, mas entre adultos. Porque como digo, é mesmo "pesado".

    ResponderEliminar
  6. Há algum tempo li que, após um período de grande atenção à doença, altura em que terão surgido estes filmes e os primeiros casos mediáticos, se tem assistido a um declínio desta atenção, com consequências ao nível dos comportamentos de risco e do aumento do número de infectados. Por isso, decisões como esta do papa (tardia, quanto a mim) e iniciativas como a tua são relevantes para dar visibilidade ao fenómeno e garantir o necessário alerta.

    Beijinhos de cá!

    ResponderEliminar
  7. Sara,também li isso...que por não se falar tanto da doença (como nos anos 90, época em q se deu visibilidade à doença)as pessoas relaxaram a vigilância...facilitam...e o vírus progride, cresce e mata.
    Por isso convém sempre relembrar, chamar á atenção e prevenir!

    ResponderEliminar