sábado, 9 de outubro de 2010

Happy b-day John!

Hoje, um dos músicos mais marcantes da minha adolescência faria 70 anos se não tivesse sido cobardemente assassinado em NYC, á porta de casa, na triste noite de 8 de Dezembro de 1980.

John Lennon- eis o nome do músico, do compositor, do intérprete, do ser humano que me tocou.

Não, não sou da geração dos Beatles, mas um amigo costumava tocar temas da banda na sua viola e eu ficava admirativa pelas melodias e pelas letras.(ok,ok... talvez pelo amigo também...ahahah)

Primeiro foram os Beatles que me interpelaram, mas rapidamente ganhei uma preferência para a pessoa e obra do carismático John.

Foi este o CD que me conquistou e ganhou um lugar especial na minha discoteca:



Rodou, rodou até eu saber as letras todas de cor...coisa de adolescente...se bem que ainda hoje sou assim...quando compro um CD passo-o mil vezes até cansar...:)

A diferença é que o John nunca cansou...pode se ouvir um milhão de vezes e vai se amar sempre!!

Acresce que John Lennon não era apenas um músico.

Foi um verdadeiro apologista e defensor da paz, insurgindo-se contra a guerra no Vietnam, e mais precisamente pela intervenção americana por lá.

Fê-lo não só através da sua maior arma: a música (nomeadamente com os temas give peace a chance ou o incontornável Imagine!) como também se envolveu activamente na campanha do Não á guerra.

Implicou-se tanto que a administração do Nixon, que começava achá-lo incomodativo, pensou em deportá-lo dos EUA.

Foi o porta-voz da época e espírito Peace and Love.
Foi o porta-voz e o símbolo de toda uma geração.

Suas ideias vanguardistas perpetuaram-se ao longos dos anos e ainda hoje, apesar de terem passados 30 anos sobre o seu desaparecimento, se recorda o Homem.

Um desaparecimento material apenas, porque a essência essa ainda está cá.
Há seres assim, extraordinários, que ficam para sempre...

Frente ao prédio onde residia e onde foi assassinado,em pleno coração verde da cidade de NYC, no Central Park, foi criado um memorial em sua homenagem: o strawberry fields forever:



Pelas músicas, pela luta, Thanks John!

And Happy B-Day!

Uma das minhas preferidas:

2 comentários:

  1. Mas que homenagem fantástica! Fantástica e merecida. Creio que apontaste criteriosamente os feitos que fizeram dele um Homem a ser recordado.
    Lembro-me muito de uma célebre frase dele: "a vida é que acontece enquanto fazes planos." Creio que, apesar da morte mais precoce que o desejável, Lennon cumpriu muitos dos seus desígnios e isso é louvável.

    Bom Domingo! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Linda a sua homenagem a ele.Gostei muito!

    ResponderEliminar