Não desapontou.
Violento...sim.
Um olhar implacável sobre a corrupção que atinge o mais alto nível da sociedade brasileira.
A realidade escancarada na tela.
A verdade revelada.
Tive oportunidade de discutir este tema com um amigo carioca, sociólogo e residente no Rio...e ele admite ser real este retrato do realizador José Padilha.
No entanto revela que de há 4 anos para cá, as coisas têm mudado, evoluído no bom sentido. Há um esforço do Governo no sentido de tornar a cidade do Rio de Janeiro mais segura e convidativa.
Os eventos desportivos internacionais a realizar nos próximos tempos na cidade impulsionam e motivam as autoridades nesse sentido.
E acho bem.
Visitei o Rio há cerca de 4 anos atrás e confesso que fiqei um pouco desiludida.Como qualquer português, tinha uma louca vontade de conhecer o Rio. Ideia romântica e adulterada da cidade....provavelmente devido às constantes novelas brasileiras que invadem nossa televisão nacional...
Mas a realidade é bem diferente...
Uma cidade com muito potencial, com vistas magníficas lá do alto do pão de açúcar ou Cristo Redentor, com povo caloroso e animado....mas estragada pelo Homem...
Tanto a nível estético, como a nível da segurança.
Uma pena.
Por isso, se realmente o Governo está a melhorar as coisas, quem saiba eu não volte para redescobrir a cidade e ficar agradavelmente surpreendida.
E poder efectivamente dizer que o Rio é a cidade maravilhosa.
- O melhor do Rio: loucas paisagens lá do alto!